Quando


Quando tiver que parar
que pare onde valha a pena,
que pare porque alguém me faz parar ...
me vê por dentro como eu sou,
e seja capaz de sugar
a raiva que dentro me ficou.
Que me conte a história vivida
em cada dia e eu lhe conte a minha,
me componha uma canção
com as notas do estio
e os meus dedos lhe escrevam o poema
com a métrica de um sorriso.

Quando tiver que parar
que seja num planalto de imensidão
onde as rochas humedeceram
pelo suor dos oprimidos,
pelas lágrimas dos incompreendidos,
onde os socalcos nasceram
do trabalho dos famintos,
onde o sol e a geada queimam,
os horizontes me parecem dunas,
onde no céu há estrelas,
na terra constelações,
onde em tempo se cantava aos serões
e eram parcas as ceias.
Mas se tiver que parar sem piedade,
finalmente, que pare de repente
para que o parar não me pareça eternidade
e não me doa o parar tão lentamente…
Mas se um dia me vires inerte, quase sem vida,
faz-me rir como criança, à gargalhada
e verás que em mim
nascerá vida, novamente!


Adelaide Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário